terça-feira, 13 de maio de 2008

O codigo Da Vinci

Depois de ler o livro, pois o filme eu já tinha visto, finalmente entendo o porque do facinio e das controversias que ele causou.
Afinal de contas ele trata de um assunto que é, no minimo, polemico. a verdadeira história da igreja catolica não é um mistério para ninguem, todos sabem a quantidade de pessoas que foram queimadas na fogueira, ou assassinadas entre várias outras atrocidades cometidas por ela, mas não gostamos de encarar isso. Mas Dan Brown foi realmente corajoso, incluindo fatos que realmente aconteceram (o que é marca registrada do autor, e que se pode notar ocorrem em TODO o livro) escreveu um romance que mostra a busca pelo Santo Graal (no livro posto como o Corpo de Maria Madalena), busca que se olharmos nas diversas histórias que povoam nossa literatura já foi feita por diversos herois e bandidos.
Mas o que mais me intrigou foi a maneira de abordar um fato histórico muito pouco difundido entre nos, mas que está presente até hoje em nossa cultura. A igreja catolica, ao instituir seu poder, aniquilou com a maioria das religiões pagãs que haviam no mundo, usando seu simbolos e rituais como ferramentas de catequisação a nova fé ou tranformando-os em simbolos demoniacos que deveriam ser temidos pelas pessoas, afinal porque achamos que o diabo tem chifres? Simples, varias representações de Deuses pagões eram de animais, como um exemplo claro disso (que foi comentado no proprio livro) é o Deus Baphomet que é a imagem do diabo acreditada por muitas pessoas na nossa cultura. Outro ponto muito importante é a desvalorização da mulher, transformando-a em a carregadora do pecado (afinal foi Eva que ofereceu o fruto proibido a Adão e expulsou a humanidade do paraiso), despresando a imagem feminina que para muitos povos era uma figura sagrada, afinal era ela que é capaz de produzir a vida, que na minha opinião é o milagre mais sublime que se possa existir.
Eu poderia escrever um texto de trocentas paginas e mesmo assim não conseguiria falar de tudo que é abordado no livro, mas fica uma dica para todo o pessoal: leiam o livro ele é muito bom, a visão do filme é muito simplista e o livro muito mais explicativo, a e outra dica é o esrudo de religiões, afinal é sem duvida um assunto facinante.


aaaa e claro, não poderia deixar de comentar que, falando em sagrado feminino, não podemos esquecer da pessoa que nos trouxe ao mundo, então um beijo a todas as mães, aquelas mulheres que são na verdade Deusas, semeadoras de vida, pois o carinho, amor e vida são os maiores milagres que podem existir.

Mãe Eu TE amoooooooooo

2 comentários:

Lari Hübner disse...

tu ja viu na capa do livro como se escreve o título?
o codigo ...?

Lari Hübner disse...

tu ja viu na capa do livro como se escreve o título?
o codigo ...?