quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tio Freud

Depois de uma semana estudando um monte a teoria psicanalitica, eu me sinto quase intimo de Freud. É edipo pra cá, pulsão pra lá e tudo mais, por mais que eu esteja numa fase (espero que permanente) Cognitivista, é impensavel querer descreditar ao barbudo o credito por suas descobertas. Por mais confusa que a teoria psicanalitica possa parecer para algumas pessoas, ela tem muito fundamento nos processos psiquicos e funcionou muito bem no ultimo século.
Eu tenho colegas que tem um certo preconceito pela teoria, e eu acho que a coisa não é bem por ai, claro que se olharmos o mercado aqui do sul do país, podemos ver que a uma preferencia academica pela psicanalise, mas tipo, acho que nos temos que defender o que é nosso e não destruir o dos outros. E por mais que talvez a teoria psicanalitica possa (veja bem, eu disse possa) estar obsoleta, é enorme a contribuição dela para a psicologia atual, e o proprio Freud era um cara modesto e sempre disse que estava aberto a novas ideias e que se alguem conseguisse resultados melhores do que a psicanalise no futuro ele iria aceita-los (modestia que falta em muitos psicanalistas e seguidores de outras linhas também).

Nenhum comentário: