sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os absurdos que ainda existem

Certo que muitas vezes falamos coisas que não devemos, eu por exeplo sou muito impulsivo e já falei coisas que não devia (não devia mesmo), mas há ocasiçoes que as pessoas realmente perdem a noção de realidade.
Ontem na minha aula de tecnicas de entrevista, estavamos fazendo uma atividade sobre nossa opinião sobre o campo de varias areas da psicologia, uma atividade bem bobinha eu admito, mas estava indo tranquilamente, porém quando chegou a hora do pessoal ir ao quadro para escrever nossas opiniões, a turma estava conversando animadamente e a professora longe do quadro falando com o meu grupo quando um colega meu judeu (engraçado falar nisso agora, mas antes de vir pra poa eu tinha uma cabeça tão pequenininha que achava que não existiam mais judeus hehehhhe, mas voltando) fez um comentario para os colegas que estavam no quadro de que a tarefa era boba e tal, mas uma outra colega resolveu bater boca com ele e fez um comentario que eu não vou repeti-lo aqui por achar tremendamente absurdo com relação a fatos historicos ao povo dele (foi como dizer para um negro que ele devia ser amarrado num toco e levar chicoteadas, mas mais cruel). Bom encurtando a historia meu colega ficou muito magoado e saiu da sala, e começamos uma discução muito foda na sala de aula, fomos a defesa do meu colega e contra essa garota que falou aquilo, mas uma coisa que me chocou mesmo foi ela não se dar conta do tamanho da barbaridade que ela havia falado, simplesmente ela achava que havia sido apenas uma brincadeira, o que é um absurdo, e nem com as nossas falas ela se deu conta disso, se achando a vitima por ser atacada por toda a turma (minha turma é tri unida).

Eu fico pensando como uma pessoa pode ser assim sabe, e ela não se acha errada, bem pelo contrario, dai ela vem com um papinho de que participa de diversas campanhas e protestos contra a discriminação e os oprimidos, mas ela não se da conta que isso não adianta de nada se ela não fizer isso por si propria, não adianta reclamar que o governo não faz nada pra ajudar os pobres ou sei lá quem se você não tem respeito pelos outros sabe. Essa é a tipica atitude de alguem que viveu numa pequena redoma e tem uma visãozinha minuscula da realidade lá fora, ou melhor, da verdadeira identidade das pessoas.

Muitos colegas ficaram super abalados com aquilo, muitos choraram e com razão sabe, mas o estranho é que muitos simplesmente acharam absurdo essa atitude, talvez por não se dar conta da amizade que temos e tudo mais, ou por achar que a barbaridade que foi dita não era tão grave assim... sei lá, não tenho como dizer ao certo. Outra coisa que me preocupou foi o comentario de levar isso a consequencias mais extremas como denuncia por racismo, mas eu fui contra pelo menos, como também achei ruim isso se tornar publico (claro que colocar isso no meu blog também não é deixar secreto, mas a essa altura Porto Alegre inteira já sabe do que aconteceu, e sem exageros, ela já sabe!) porque eu acho que este tipo de pessoa um dia vai se afogar na propria ignorancia, ou, espero eu, que se arrepender de ter uma mente tão pequena e se dar conta antes que seja tarde.....

Pra finalizar, queria dizer que a atitude de nossa professora foi memoravel, mesmo que eu saiba que ela não vai ler isso, não podia deixar de dizer. Ela atuou como uma verdadeira psicologa, mesmo com a extrema situação, o que foi muito legal.

Nenhum comentário: