quarta-feira, 30 de abril de 2008

Deus ou Deusa?

Desde pequeno pensei em Deus como um homem barbudo gigante que regia as leis da terra de um grande trono no ceu, e sem duvida essa é a imagem que muitos ainda preservam. Claro que para quem me conhece mais sabe que depois de muitas pesquisas sobre religiões que fiz nos ultimos anos me deu uma imagem mais ampla de Deus, mas é algo interessante a se pensar, porque a imagem de Deus como um homem?
Se pensarmos bem ela é um pouco estranha, pois a vida vem da mulher, ela que da a luz as crianças, então não seria mais obvio que tivessemos a imagem de uma mãe ao inves de um pai?
Claro que por outro lado, a mulher não tem o filho sozinha, sem o "semente" pelo homem colocada não haveria vida, então você pensará que "Deus deve ser homem, pois colocou a semente da vida na terra". Mas ainda sim parece um raciocinio desconexo, talvez o certo seriamos pensar em um Deus hemafrodita que tenha os dois sexos dentro dele e que tenha feitos nos humanos com um lado de sua imagem, mas eu ainda acharia mais interessante uma interação diferente, um casal ao inves de apenas um Deus, um homem e uma mulher, o santissimo casal, parece estranho para muitos, mas muito ultilizado em diversas culturas.
Eu sinceramente penso em Deus como uma "energia" superior, não com o sentido literal da palavra, mas como uma essencia que existe dentro de cada um de nos, pois considero o ser humano, ou melhor todos os seres vivos divinos pois a vida é divina. Sei que as diferentes formas de se acreditar em Deus como Deus, Jesus, Iemanja, Oxum, Santos entre diversos outros, são, ao meu ver, maneiras diferentes usadas por culturas diferentes para tentar entender a mesma coisa: Algo que talvez nunca entendamos...

Nenhum comentário: