domingo, 24 de fevereiro de 2008

adeus CD's

O CD está se tornando realmente obsoleto, pense comigo, a quanto tempo faz que você não compra um CD? E não estou falando de CD’s virgens ou de camelos, digo CD’s originais. Muito tempo, não estou certo? Claro que isso tem motivo, além do alto preço do CD que sempre foi uma discussão que rendeu muitas histórias e desculpas das gravadoras e a facilidade de se conseguir musicas por meios “paralelos”.
A facilidade de se baixar músicas da internet se tornou o maior pesadelo das gravadoras, e isso não vem de hoje. Tudo começou de uma maneira silenciosa, quando Shawn Fanning teve uma brilhante idéia, como seria bom se as pessoas pudessem compartilhar suas músicas com outras pessoas diretamente, e dessa idéia nasceu o Napster, o primeiro programas de compartilhamento de arquivos P2P. Infelizmente o programa foi alvo de diversos processos, mas a idéia pegou e hoje diversos programas como Emule, Limeware, Shareaza, entre tantos outros estão em todos os computadores que tem internet, tornando a aquisição de arquivos MP3 muito fácil. Além disso, com a popularização da internet, o mercado do cd se torna a cada dia mais obsoleto.
Outro fator que se deve ver é a popularização de aparelhos como os MP3 players que não necessitam de mídias como o CD e permitem o armazenamento de um número muito maior de músicas. O CD está tomando o mesmo caminho dos discos de vinil e fitas K7 e daqui a alguns anos não serão mais vistos em lojas.

Infelizmente, isso acarreta em uma perda memorável de músicas que não serão passadas para mídias digitais diferentes do CD, da mesma maneira que aconteceu com centenas de músicas na transição vinil – CD e que hoje estão perdidas em sebos e acervos de maniacos por musicas.

Nenhum comentário: