terça-feira, 22 de janeiro de 2008

personagens e a vida real

eu sei que ando um pouco sumido, mas a culpa não é minha, o site que não tava abrindo nos ultimos dias, mas vamos lá aproveitar que hoje abriu =].

Esse domingo, depois de ler o zero hora, estava fazendo as cruzadas no caderno Donna, algo interessante me chamou a atenção, uma coluna de Moacyr Scliar sobre o assunto do vestibular da UFRGS desse ano. Na coluna, ele comentava que o assunto da redação foi o de encontrar e comentar sobre personagens da literatura que melhor representassem a personalidade do brasileiro. Ele escolheu 7 personagens mulheres que ele achou que melhor identificariam o nosso povo (vou tentar colocar a pagina do jornal no final do post), e fiquei pensando na minha opinião qual seria meus 7 personagens. Realmente oproblema é escolher apenas sete eu consigo pensar em no minimo 30, a começar pelos personagens do tempo e o vento que por sinal eu considero uma das maiores obras literarias brasileiras (não que eu tenha lido muitos classicos).

listo sete personagens que melhor demostram não so os brasileiros, mas todos em geral talvez =]:

1°: Ana Terra: garota guerreira que se apaixona por um indio que foi acolhido por sua familia e acaba sendo morto pelos irmãos da jovem para defender a honra da familia. Ela é um simbolo de força de vontade, garra e coragem. Não so ela como todas as madriarcas do clã terra/cambara por sinal.
2°: O personagem principal do livro "as leves asas do rinoceronte" de Marco tulio costa: provavelmente ninguem leu este livro, mas deve ter sido um dos primeiros livros que eu li e nunca me esqueci dele. Conta a história de um homem que acredita ter comprado a verdade e ela tinha aforma de um rinoceronte com asas, parece absurdo, mas é um livro muito profundo que fala sobre pontos de vista. A meu ver ele procura o que grande parte de nos também procura, a verdade.
3°: Magali: sei que não é exatamente uma obra literaria, mas a personagem de mauricio de souza é simplesmente a encarnação de uma das tentações que todos nos já caimos um dia: "a gula" =].
4°: Monica: Tambem não poderia deixar ela de fora, a menina que bate nos garotos quando eles a incomodam, é o espirito destrutivo nosso de cada dia.
5°: capitão nascimento: o espirito de justiça que existe em cada um de nos, claro ampliado 100 vezes e bastante exagerado, mas mostra de uma maneira interessante a revolta contra o trafico e a criminalidade.
6°: Capitu: eu posso não ter lido o livro, mas quem nunca soube de seus olhos de ressaca? essa mulher mostra o poder feminino, o devastador, e por sinal, será que ela traiu bentinho ou não?
7°: esse lugar vou deixar para o proximos livros que ainda virão, eu poderia colocar varios personagens, mas quem sabe o que o futuro nos reservara e que personagens podem vir...

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu li esse livro do Sr. Salomão, tbm, também foi um livro que li quando bem jovem e depois reli umas três ou quatro vezes, tentando entender a real mensagem do livro.
Vou pensar nos meus sete personagens.