quarta-feira, 19 de março de 2008

Terapias alternativas

Depois de uma acalorada discução sobre terapias alternativas na aula hoje eu resolvi postar algo sobre isso no blog.

Para quem não sabe, terapias alternativas são terapias que não tem sua eficacia comprovada cientificamente e por isso o Conselho de psicologia não permite que psicologos usem estas como ferramenta de trabalho, como por exemplo os Florais de Bach e a Cromoterapia.
A grande questão é que muitos psicologos tiveram bons resultados usando estas tecnicas e querem que o conselho permita-os a ultiliza-los, o que causa divergencias enquanto a isso, pois como não são cientificamente comprovados, seria um erro o conselho permitir o uso destas ferramentas pois mancharia a imagem dos psicologos se não funcionassem.
Eu acredito em diversas terapias, mas por exemplo, na minha crença em um psicologo se abateria muito se ele quisesse ler as cartas para mim. Outra questão é os florais de bach, eles são medicamentos e sou definitivamente contra que psicologos deem medicamentos ao seus pacientes.
Para mim a questão seria de uma longa pesquisa cientifica para provar a eficacia ou não das terapias alternativas e assim regularizar o ensino no país, deixando apenas para profissionais com espcializações nestas areas trabalharem com isso. Assim como aconteceu com a acupultura e muitas outras.

Um comentário:

Unknown disse...

interessante o post! =]
beeijos :*