sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fechando gestalten

Para quem é da area Psi (ou é muito curioso, ou até mesmo le o blog de vez enquando) sabe que existem diversas teorias que tentam explicar o fenomeno humano, e nelas são baseadas as técnicas que usamos nas terapias. Mesmo eu sendo um Cognitivista, não desprezo de maneira nenhuma as outras teorias, acredito que todas tem suas ultilizações, seus pontos fortes e fracos.
Essa volta toda eu dei para falar sobre um termo usado pela linha da Gestalt-terapia (que se enquadra no humanismo). Bem, a Gestalt acredita que em nossas vidas abrimos várias gestalten (gestalt no plural, sabe duma coisa, vou usar gestalts), que seria como ciclos de inicio, meio e fim. Então enquanto você le este texto, você abriu uma gestalt que pode se fechar quando você terminar de le-lo, ou talvez permaneça aberta enquanto você reflete sobre o que eu estou dizendo durante o seu dia. Porém, muitas vezes, por divarsas razões, não fechamos estes ciclos (desistencias, imprevistos, mortes de pessoas envolvidas...) e isso faz com que essas gestalts incompletas se acumulem, absorvendo a energia psiquica (o absorver é meu, mas acho que assim é melhor de entender) e enfraquecendo o Self do individuo (Self = eu, espirito, mente, ser) o que causará sofrimento ao individuo no futuro.
É inevitavel não termos diversas gestalts abertas, porém muitas vezes elas atrapalham a nossa caminhada para frente, fazendo com que fiquemos parados no mesmo lugar. E para fecha-las, as vezes não se precisa muito, aceitar e vivenciar realmente o que se sente já é um grande passo, ou se for muito dificil, um bom psicologo pode te ajudar a isso também.

Acho que eu estou fazendo isso sabe, vendo alguns pontos que estão me puxando para tras (não que eles sejam ruins, mas estão me fazendo mal de certa forma) e tentando finalizar estes ciclos da melhor maneira que posso, afinal se eu não fizer isso quem vai fazer.

Acho q estou pronto para novos ciclos =]

Nenhum comentário: